quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Fim de Semestre

Final de semestre se aproximando, entregas de relatórios, provas finais, postagens, escrever e finalizar TCC, Enade pra ajudar a ferrar de vez...e eu ainda tenho que pensar nos preparativos pra chegada da minha princesa kkkk..enfim, será que sobreviveremos?
Fiquem tranquilas, sabemos que no fim tudo dá certo, mas que já estamos loucas para que chegue o FIM logo , estamos!!!
Bom, mas antes de encerrarmos este Sétimo semestre, gostaria de parabenizar cada uma das alunas da sala, que correm todos os dias para dar conta dessa maluquice, vocês são fortes e guerreiras, não desistam agora que já esta chegando o fim. Deixo aqui também o meu agradecimento aso professores que tivemos este semestre, que nos proporcionaram melhor entendimento sobre o nosso futuro trabalho como professoras, em especial a professora Rosana da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação por ter nos apresentado tantos recursos tecnológicos e de fácil acesso, como este blog por exemplo.
 Beijos no Coração de todas, e espero ter o apoio de vocês no ultimo semestre que será barra pra mim, já que a Luísinha chegará para nos alegrar!!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Diversidade de gênero

Nesta sexta-feira (31/10/14) em palestra na PUC-Campinas, o professor Thiago Duque abordou o assunto sobre a questão de gênero e da sexualidade, abordando uma série de questões discutindo acerca dessa temática na Educação. Expondo um aparato geral do histórico dos estudos realizados sobre gênero e sexualidade, apresentando ainda suas pesquisas nas cidades de Campinas/SP e Corumbá/MS.
Discutiu acerca da diferenciação entre identidade de gênero e o sexo biológico, explicando que identidade de gênero é construída socialmente e o sexo biológico é o que a medicina define como masculino e feminino. Para exemplificar como a sociedade ainda é cheia de preconceitos ele apresentou exemplos de preconceitos em comerciais de televisão.
 Em seus estudos ele compara a realidade de Campinas e Corumbá, mostrando que apesar de Campinas ter muitos movimentos em favor da comunidade GLTTBS (Gays, lésbicas, travestis, transexuais, bissexuais e simpatizantes) não se vê nas relações sociais esta questão superada e fora de preconceitos, existindo ainda barreiras a serem superadas. Enquanto que em Corumbá não existe nenhum movimento social, porém existem eventos e comemorações em que os homossexuais estão presentes, tendo espaço e lugar, sendo aplaudido por todos da comunidade.
A palestra foi bem interessante, pois proporcionou um novo olhar e uma reflexão acerca da diversidade e do direito das pessoas, no que se refere a gênero e sexualidade, tantos movimentos e ainda estamos presos a tantos preconceitos, é preciso conhecer e respeitar.